terça-feira, 27 de julho de 2010


Esqueci de falar

0
Eu assisti ECLIPSE que demais ne, amei o filme ; vou por aqui a critica do filme

Eclipse foi bom. Realmente bom. Mas como fã, eu sinceramente esperava mais.
Dos três filmes até agora, eu achei o Eclipse o mais infiel ao livro. Faltou partes essenciais, mas mesmo assim o filme ficou corrido no começo. Além de ter mudado umas coisas (tudo bem, claro que eu esperava que algumas coisas seriam mudadas), o pior foi que em algumas partes fizeram exatamente o contrário do que esta no livro. Um exemplo é a parte antes da luta e antes da cena da barraca, em que Edward quer ficar com a Bella e Bella fala para ele ir lutar junto com a família dele. Como assim ? O que ocorre é exatamente o contrário, Bella pedindo para Edward ficar, até mesmo apelando para o lado emocional, e Edward fica por isso. Como eu disse, no filme foi exatamente ao contrário do livro.
Outra coisa que faltou, e foi um erro dramático, pois agora eu acho que não vai mais poder ser concertado na saga: faltou “Alice”. Eclipse é o livro que “sela” a forte amizade de Bella e Alice, com diversas passagens importantes (Alice vigiando Bella, a “festa-do-pijama”, quando Alice ve Bella e Edward casando escondidos …) e nenhuma dessas partes importantes entraram no filme. Alice teve o mesmo destaque de qualquer um da família Cullen, e com certeza deveria ter tido bem mais destaque. Como eu disse, um erro desse dificilmente vai poder ser reparado, pois Amanhecer não dará tanta enfase a ela.
Outro ponto que eu achei fraco foram os efeitos especiais, se comparados ao Lua Nova. No Lua Nova, as cenas de ação tiveram mais destaque e foram mais cuidadas, com aqueles borrões fantásticos quando os vampiros corriam, etc. Também no Lua Nova a “pele brilhante” dos vampiros foi melhor do que o Eclipse. Além disso, algumas cenas do Eclipse me pareceram ser escurecidas justamente para cortar esses efeitos luminosos na pele de vampiros. Dias antes de Eclipse estreiar, sairam alguns stills, e nele mostrava a cena do Jasper quando encontrava Maria e as outras vampiras, e a cena foi gravada de dia, e muita gente se perguntou: por que as vampiras não estão brilhando ? Na edição final do filme, a cena foi escurecida, para parecer que estava de noite, e não precisar dos detalhes de iluminação. Assim como na perseguição da Victoria, quando o Emmett invade o território quileute. Nos trailers, aquela cena estava bem mais clara do que no filme.
Mais um ponto que faltou, que mostra mais um pouco de infidelidade ao livro: chuva. Só estava chuvendo no começo do filme, quando Riley estava sendo atacado. Fora isso, os cenários permaneceram secos, bem diferente do estilo de Lua Nova e principalmente de Crepúsculo. Forks, lembra ? Quase sempre chovendo …
Agora, sem sombra de dúvidas, o ponto forte do filme foi a atuação dos atores. Como isso evoluiu. Robert conseguiu encarnar muito bem um “Edward mais acostumado com a Bella”, um pouco menos travado, e me pareceu bastante a vontade. Kristen conseguiu expressar muito bem as emoções de Bella, fora num deslize aqui ou ali, mas nada que atrapalhasse muito. Agora, o destaque total foi pro Taylor, com certeza. Que orgulho desse garoto. Ele evoluiu demais, demais mesmo. Teve uma atuação perfeita, sobre expressar a confusão e a raiva do Jacob muito bem, soube fazer as caras certas, soube dar vida ao personagem “Jacob” completamente. Atuação emocionante !
A cena da Barraca, que foi regravada, estava perfeita. Bem fiel ao livro (praticamente a única), mostrou exatamente o que tinha que mostrar, apesar de faltar a parte da manhã que o Edward joga o Jacob longe dentro da barraca, mas tudo bem.
Outro ponto fortíssimo do filme foi a “emoção”. Tanto pelo livro ter essa emoção, e tanto pelos atores conseguirem encarnar isso muito bem, o Eclipse foi bastante emocionante. A despedida da Bella com sua mãe, a cena do pedido de casamento,  as conversas com o Jacob, e o beijo da Bella e Jake, entre outras, foram as cenas mais carregadas de emoção. Não faltaram pessoas chorando na minha sessão.
Enfim, faltaram partes importantíssimas ? Faltaram ? Efeitos especiais poderiam ter sido melhores ? Poderiam. Mas, é claro que Eclipse foi muito bom. Só que poderia ter sido melhor! Dinheiro e equipe não falta pra isso, acho que faltou (e falta desde Crepúsculo) uma roteirista melhor.
Pontos fortes: atuação dos atores, emoção passada.
Pontos fracos: infidelidade ao livro, efeitos especiais não tão bons, correria no começo, falta de cenas essenciais.
Nota: de 0 a 10, eu daria um 8 !

0 comentários:

Postar um comentário